sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Por que você gosta tanto de Heavy Metal?"

Essa é uma pergunta que me fazem constantemente e graças a minha admiração por esse estilo musical Eu ganhei meu apelido de Doydera em Fevereiro de 2003 em meu primeiro dia de aula na faculdade. Hoje muita mais do que um apelido, já é uma parte minha que carregarei com orgulho para sempre. Apenas para dar os devidos créditos, quem me "batizou" foi o Carlos Neto que na época também era calouro no curso de Engenharia Elétrica. Muito bem, posso dizer que crescei ouvindo rock já que minha mãe sempre ouviu rock clássico ou pop (Scorpions, The Beatles, Roupa Nova, Raul Seixas, ABBA, Bee Gees e cantores que fizeram parte da Jovem Guarda) e Eu tive uma vizinha (Delça) que curtia muito Legião Urbana. Entre meus zero e 16 anos, além de rock leve como os que citei, também ouvi outros estilos, na verdade ouvi TODOS os estilos. Já ouvi MUUUUUUUUITO sertanejo, axé, pagode, pop, rap e funk, nos anos 90 o funk não era essa desgraça que é hoje, o axé tinha qualidade e a música sertaneja era infinitamente melhor do que é hoje. Tendo isso em vista me considero gabaritado para falar sobre música, mas curiosamente Eu não ouvia heavy metal, achava aquilo maligno já que passei também boa parte da infância e adolescência  na igreja (deixar claro que nunca ouvi nenhuma padre dizendo que rock era diabólico, era ignorância minha mesmo). Mas em Janeiro de 2001 tudo mudou, gravei o show do Iron Maiden no Rock in Rio 3 para um amigo e desde então minha vida não foi mais a mesma. Apesar de ter alguma relutância Eu sabia que resistir seria inútil e então assim começou meu fascínio pelo heavy metal. O visual pesado dos adeptos me hipnotizava, Eu sentia que não iria escapar justamente como diz a letra da música Iron Maiden: "Não importa onde você esta, a Donzela de Ferro irá te pegar", e qdo ela te pega não tem mais volta, você ultrapassa o ponto de retorno e a vida nunca mais é a mesma. Com o metal conheci outras culturas, abri minha mente, vocês já ouviram duplas sertaneja falando de mitologia nórdica? Já ouviram funk falando de obras literárias tipo o Senhor dos Anéis? O funk atual esta mais para o Senhor dos Anais. Já ouviram axé falando sobre paganismo ou pagode falando sobre guerras? Lhes garanto que nenhuma música sertaneja fala de amor tão bem e tão profundo quanto as baladas das mais diversas bandas de heavy metal. Pois é, esses são alguns temas abordados por várias bandas de metal pesado cujas quais me identifiquei. Não renego meu passado com estilos que não me agradam mais, ainda tenho uma admiração por alguns deles mas nada se compara com o prazer que tenho ao curtir heavy metal, um portal para uma cultura filosófica riquíssima capaz de mudar alguns de seus conceitos. Não entendam mal, continuo com fé em Deus e nunca usei drogas (a não ser cigarro e álcool) e lhes garanto que drogas estão dentro de todos os estilos. O que diferencia o heavy metal dos demais estilos são as letras, muito bem feitas e escritas, diretamente contribuem com o aprendizado da língua inglesa e não são banais e modistas para serem tocadas nas rádios. Vida longa ao metal pesado, graças a ele devo muito do homem que sou hoje!


(escrito por Doydera)

2 comentários:

  1. Muito bom Thalles, de fato a música molda muitos setores em nossas vidas. Ajuda na construção de nosso carater e principalmente na intelectualidade. Me orgulho de ter uma vertente baseada no rock´n roll, apesar de nossas diferenças, sendo eu um Beatlemaníaco. Mas não esqueço jamais meus discos de maiden, ou inicio de metallica, meu megadeth, motorhead, behexen e krisium. É um prazer ver alguém mostrar o porque de gostar de determinado genero que apesar de ser "apenas" música é capaz de nos ajudar nas escolhas de nossas vidas. desde já me torno seu leitor e por este motivo me lembrei de um antigo blog que possuo e vou voltar a mexer com ele. Um abraço Doidera!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.