domingo, 1 de julho de 2012

Será que faz Sentido? - Parte 1

Caros leitores, faremos mais uma pausa entre contos e poemas (se é que se pode rotular assim as coisas que escrevo) para falar de algo que a muito me incomoda. Leio muito nas redes sociais sobre cantadas, músicas e mensagens ditas fofas, aquelas coisinhas meigas e apaixonadas, porém não vejo muita lógica ou sentido em alguns. A culpa é minha, claro, mas tenho um motivo, não sou apenas um headbanger depressivo apaixonado necessitando de calor humano e cuja alma sangra e sofre, também sou Engenheiro Eletricista e estudioso das mais diversas áreas da Física e da Química. Talvez por estudar demais (e continuar estudando já que tenho uma fome insaciável por conhecimento) Eu posso ter perdido a inocência e ver tragédias onde muitos veem amor em meio as milhares de músicas e frases compartilhadas por ai. Darei alguns exemplos:

1º) O grupo de pagode Exaltasamba com sua música "Ta vendo aquela Lua", uma das passagens diz: "Tá vendo aquela Lua que brilha lá no Céu? Se você pedir Eu vou buscar só pra te dar. Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu...."

Muitas pessoas, principalmente mulheres podem se derreter ao ouvir isso, mas não faz O MENOR SENTIDO, é ilógico diria o Sr Spock, vamos analisar. A Lua é um satélite natural de nosso planeta e sua força de gravidade afeta nosso planeta, um exemplo são as marés altas que vemos nas praias. Se de alguma forma fosse possível aproximar a Lua de nosso planeta, haveria terremotos e tsunamis jamais vistos justamente por causa da força da gravidade, ou seja, você poderia MATAR sua amada e acabar com a vida em todo o planeta, isso não é romântica. Outra coisa, a Lua não brilha, ela reflete a luz do Sol, logo o brilho dela não se compara com nada, mesmo assim, a Lua reflete em torno de 7% da luz solar e a Lua tem diâmetro equatorial de 3474 km e está a uma distância de 384399 km de nós, tendo isso em visto, quanto você acha que um mero corpo humano poderia refletir de luz solar? Lamento queridos, isso pra mim não foi romântico, estudar Física me deixou chato em alguns aspectos.

2º) Dizem que foi Bob Marley o autor, perdoem minha ignorância mas não tenho certeza de quem é o autor, e sinceramente pra mim não faz diferença, a frase é a seguinte: "1 universo, 8 planetas, 204 países, 809 ilhas, 7 mares, 7 bilhões de pessoas. E a única pessoa que Eu só preciso para ser feliz é você!"

Já posso dizer que tal frase não pode ser do bom e velho Bob, enquanto ele estava vivo Plutão ainda não tinha sido "rebaixado" do posto de planeta, então seriam 9 e muito menos havia em todo o mundo 7 bilhões de pessoas, mas vamos ignorar esses detalhes e ir a parte que me incomoda. Tudo bem querer uma única pessoa em todo o universo, Eu mesmo quero isso, mas o universo conhecido não se resume em 8 planetas, esse número se refere a nosso sistema solar, já é de conhecimento a existência de mais de 750 planetas e não míseros 8. Vivemos em um galáxia chamada Via Láctea, existe nela entre 200 e 400 bilhões de estrelas e existem bilhões de galaxias com bilhões de estrelas cada uma. Ao redor apenas de nosso Sol (que também é uma estrela) existem 8 planetas. Querem fazer as contas da possibilidade de planetas que existem? Talvez possa existir mais planetas no céu do que grãos de areia nas praias do mundo. Não vou falar da quantidade de universos já que a Mecânica Quântica defende a existência de infinitos universos cada qual com uma "cópia" diferente de você. Mas tudo bem, você quer apenas uma única pessoa para ser feliz, essa parte faz sentido, faz TODO o sentindo.

3º) Eu realmente....bem, não sei o que dizer sobre o trecho da música de João Lucas e Marcelo: "Eu quero tchu Eu quero tcha. Eu quero tchu tcha tchu tcha..."


QUE PORRA É ESSA????????

Muito bem queridos, vou parar por aqui, no futuro falarei mais sobre frases de amor sem muito sentido. Não me levem a mau, não é culpa minha ser tão chato, a culpa é de ter estudo e ter adquirido capacidade de pensar e raciocinar. O amor não é lógico, mas nem por isso deve ser brega. Um conselho de amigo, não se aprofundem muito nos estudos da Física, vocês podem ficar tão chatos e bobos quanto Eu! Se bem que as coisas que Eu escrevo as vezes não fazem muito sentido, mas são mais inteligentes né :p

(escrito por Doydera)


Um comentário:

  1. kkkkkk... Jovem, quanta "viagem" nesse texto hein? Compreendi tua análise crítica das músicas em questão mas, penso eu, que quando os artistas escrevem/compõem as letras das músicas eles não levam em consideração o fato real, o fato histórico, físico, químico, ou sei lá o que da letra e sim as rimas, fonias e sincronização das palavras. Se bem que existem muitas músicas que passam longe de terem as letras sincronizadas mas como o ser humano é algo fácil de ser influenciável surgem todos os tipos os tipos de letras e basta ter "padrinho" e "influência" para que a música "estoure" nas paradas de sucesso... kkkkk

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.